‘’ Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza”.

Daniel 9.3

A fraqueza espiritual tem sido a realidade de nossa geração, vivemos encurralados pela correria diária de agendas pesadas, não há tempo para cuidar da saúde, das emoções, da vida espiritual pessoal e muito menos na vida familiar. Esmagados por um sistema corrupto e viciado vamos levando a vida numa rotina louca, sem apropriar do melhor de Deus para cada um de nós.

O que se vê é o retrato de uma realidade de vida sem poder, e como resultado dessa agitação, nós nos perdemos nessa correria, acabamos perdendo as pessoas a nossa volta e assim perdemos nossa comunhão intima com Deus, numa vida vazia e fracassada, resultando em estresse, depressão, doenças físicas, emocionais e psicossomáticas.

Nesta vida uma vida sem sentido é uma vida sem poder, uma vida vazia, infrutífera e não proveitosa dentro da realidade deleitosa que Deus preparou para cada um de nós. Quero te apresentar um caminho de poder, poder do alto, como buscar ser um cristão que tem uma vida de poder.

O profeta Daniel é o exemplo bíblico de que ainda que estejamos dentro de um contexto de podridão espiritual, vazio existencial e corrupção moral e política é possível fazer toda a diferença, mesmo diante de uma sociedade fracassada é possível ser um crente cheio de poder e unção.

Daniel foi levado cativo quando a Babilônia invadiu Jerusalém em 586 a.C. e levou para a terra dos caldeus muitos escravos deixando suas cidades e muralhas completamente destruídas, e mesmo sendo escravo, Daniel floresceu, encontrou sentido em Deus mais do que sua geração. Daniel viu 4 reis em seu tempo ter seus impérios ruírem e serem tomados (império babilônico com os reis Nabucodonosor e Belsazar, o império da Média com o rei Dario e o império Persa com o rei Ciro), e ele permaneceu firme no Senhor Deus. Qual a razão do sucesso de Daniel? Sua vida de Poder.

Daniel se distinguiu em sua geração dos demais por causa de sua vida de poder, ele tinha uma vida secreta com Deus revelada em duas práticas essenciais para quem quer ter uma vida de poder:

I – Daniel era um homem de oração. Ele gastava mais tempo buscando a Deus do que agindo propriamente dito, sua vida secreta era de alguém que tinha um profundo desejo de intimidade com Deus. E era nesses momentos de oração que Deus ia revelando a Daniel sua vontade. Daniel por ter intimidade com Deus tornou-se num intercessor, era um santo na brecha pelos pecadores, ele intercedeu durante toda sua vida pela sua nação, para que Deus trouxesse um quebrantamento e um avivamento espiritual de sua nação, que seu povo arrependesse de seus pecados, confessasse a voltasse para Deus conforme vemos no cap.9 de Daniel.

II – Daniel era um homem com fome de Deus. Daniel foi um homem dedicado ao jejum, fez dessa prática bíblica uma porta de busca de poder, todas as vezes que tinha um desafio diante de si ele jejuava. Jejum é fome de Deus, é dar prioridade a Deus em nossa vida, é a vitória do espiritual sobre o material. No jejum nos humilhamos diante de Deus, vencemos nosso ego e nosso orgulho, confrontamos nossa carne, damos a Deus o primeiro lugar, limpamos os canais dos dons pra Deus nos usar, nos tornamos mais sensíveis a voz de Deus e expomos com maior clareza nossas fraquezas com o propósito de sermos curados.

Nenhum cristão será forte o suficiente sem uma vida de jejum e oração, experimente uma vida de poder, aprenda a jejuar pelo menos um dia por semana, comece mais leve e vá aumentando a dose de acordo com o aprendizado, seja um crente cheio do Espírito Santo, busque uma vida de poder.

Por uma vida de poder!

Pastor Vulmar Dutra de Rezende