Tempos Saudáveis!

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.” Eclesiastes 3.1-8

O Homem pós-moderno reclama da falta de tempo, mas quando recebe um diagnóstico médico, logo arruma tempo para caminhar 2 horas por dia.

Cada tempo tem o seu desafio e oportunidade, o pregador em Eclesiastes 3 nos revela que. Há oportunidade para fazermos coisas construtivas e ou destrutivas, boas e ou más que podemos fazer.

Precisamos de Deus sabedoria para aproveitar bem, isto é segundo a Sua vontade, o tempo e as oportunidades…

Paulo Escrevendo aos Efésios 5.15-17 diz: “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”.

Diante de todo este texto temos no V.1 a seguinte afirmação: “Há tempo para todo propósito debaixo do céu”. É uma afirmação do pregador, é possível encontrar tempo quando as nossas prioridades e valores estão alinhadas com a vontade soberana de Deus revelada em sua Santa Palavra.

No meio do dia-a-dia precisamos de sabedoria do céu para remirmos o tempo. Destaco aqui 5 princípios em ordem de valores Bíblicos sobre como utilizarmos bem o nosso tempo:

1º PRINCÍPIO – TENHA TEMPO DE QUALIDADE COM JESUS. Como diz o Hino 128 do Hinário Novo Cântico: “Preciosas são as Horas na presença de Jesus”. A leitura bíblica e a oração diária deve ter prioridade na nossa agenda, precisamos receber nutrição espiritual para estarmos fortalecidos para os desafios no mundo, a vida devocional de cada cristão precisa ser levada a sério, é seu alimento para sua vitalidade.

2º PRINCÍPIO – TENHA TEMPO DE QUALIDADE COM A FAMÍLIA, FILHOS E CÔNJUGE. “Aquele que não cuida (e não tem tempo) para a família é pior que o descrente e negou a fé” diz o apóstolo Paulo em 1 Timóteo 5.8. A família é a manifestação da graça comum para que possamos desenvolver o amor, o diálogo, o cuidado e o aprofundar dos relacionamentos. A família é a célula principal de uma sociedade, se não cuidamos de nossa família estamos contaminando a sociedade, a família é um bem divino compartilhado conosco para uma missão de expressar sua graça.

3º PRINCÍPIO – TENHA TEMPO DE QUALIDADE COM SEU MINISTÉRIO E COM SUA IGREJA. Use seus dons e talentos para a Glória de Deus, se disponha, dedique tempo, energia, criatividade e saúde no serviço e na missão que Deus te deu.

4º PRINCÍPIO – TENHA TEMPO DE QUALIDADE COM VOCÊ E COM SUA SAÚDE. Caminhe, corra, pedale, nade, pratique esportes, desfrute das coisas belas e maravilhosas da natureza que Deus criou, retire-se para se inspirar, refletir e descansar, não trabalhe demais, durma mais cedo, sorria mais, visite seu médico anualmente para um check-up, cuide de sua alimentação, cuide de sua mente!

5º PRINCÍPIO – TENHA TEMPO DE QUALIDADE COM SEUS AMIGOS. Desfrute de amizades saudáveis, seja o melhor amigo que alguém possa ter, cerque-se de amigos, ame, abrace, agrade, dê presentes, esteja presente e desenvolva relacionamentos de amizades profundas e abençoadoras. Evangelize seus amigos, apresente a eles seu melhor amigo, Jesus!

            Não sei como você tem gasto seu tempo, mas Deus em Sua Palavra nos ensina que deve ser assim:

1º – Gaste tempo com Deus – cuidando de seu coração

2º – Gaste tempo com sua família – cuidando da sua família

3º – Gaste tempo com o serviço de Deus – cuidando do seu ministério

4º – Gaste tempo com sua saúde – cuidando de ti mesmo

5º – Gaste tempo com seus amigos – cuidando das pontes de evangelização.

Priorize seu tempo nos princípios do Reino de Deus, tenha um tempo saudável, coloque a agenda de Deus como sua prioridade.

Pastor Vulmar Dutra de Rezende