SOMOS BÍBLICOS

Nós cremos e aceitamos a Bíblia como Palavra de Deus. Afirmamos que somente a Bíblia pode mostrar a vontade de Deus para a nossa vida e, por isso, é a única regra plenamente válida para a nossa fé e a nossa prática. Consideramos falsa qualquer doutrina ou atitude que possa contrariar o ensino da Bíblia.

Como cristãos bíblicos, reconhecemos como fundamentais os seguintes princípios das Escrituras:

  • Há um único Deus, vivo e atuante, que subsiste em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – que são iguais em sua essência, e digno de todo louvor e adoração; Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez-se carne e viveu entre nós, morrendo na cruz por nossos pecados sendo, por isso, salvador de todo aquele confia nele;
  • Após ser morto e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos e foi elevado aos céus;
  • Jesus Cristo enviou o Espírito Santo para habitar naqueles que lhe pertencem, seu povo escolho, a sua Igreja;
  • No fim desta era, que não sabemos quando se dará, Cristo retornará glorioso para levar os que são seus, julgar o mundo e estabelecer o seu Reino eterno.
  • Em obediência ao ensino de Cristo através das Escrituras, celebramos os dois sacramentos instituídos por ele: o batismo e a Ceia do Senhor. Cremos que estes sacramentos não têm poder em si mesmos mas que, quando são recebidos pela fé, Deus comunica graça aos que crêem. O batismo é a demonstração visível da aliança feita entre Deus e nós e nossos filhos. Embora haja diversas formas de batismo igualmente válidas, adotamos a aspersão (derramar da água sobre a cabeça) por compreendermos ser a mais próxima da prática bíblica.

Cremos que o que nos purifica de todos os pecados é o sangue de Jesus e não a água. As cerimônias de purificação na Bíblia eram feitas por aspersão (leia Ex 24.8; Ez 36.25; Hb 9.18-20; 1 Pe 1.2). A Ceia do Senhor comemora e relembra a morte de Cristo em favor de nós. Cremos que não há nada de mágico no pão e no vinho, que continuam sendo o que são, mas que Deus nos alimenta espiritualmente quando participamos com fé deste sacramento. A Ceia do Senhor não é exclusivamente dos presbiterianos, mas é aberta a todos os que confessam sua fé em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

Design

Somos Presbiterianos

O nome “presbiteriano” vem do Novo Testamento, onde os líderes das igrejas eram chamados “presbíteros” (que quer dizer “anciãos”). Estes presbíteros são eleitos pelos membros da igreja para liderar e supervisionar a congregação. O grupo de presbíteros que dirige uma igreja é chamado de Conselho, cujo presidente é o pastor da igreja, também eleito pelos membros.
A Bíblica nos ensina a cooperarmos uns com os outros e a andarmos juntos no caminho do Senhor. Por esta razão as igrejas presbiterianas localizadas relativamente próximas umas das outras formam um Presbitério, os diversos presbitérios de uma região formam um Sínodo, e os trabalhos presbiterianos são dirigidos a nível nacional pelo Supremo Concílio.
Compreendemos que esta forma de organização é a que melhor nos ajuda a cumprir nossa missão no mundo, pois permite a participação de todos os crentes, se adapta às exigências da vida atual e, acima de tudo, está de acordo com os princípios do Novo Testamento (At 14.23; 15.6; 20.17,28; e 1 Tm 4.14).
Sliders

Somos Participativos

Cremos que Deus tem uma grande missão para a Sua igreja: ir ao mundo, fazer discípulos para Jesus e ensiná-los a seguir ao Senhor e a fazer novos discípulos (Mt 28.18-20). Por isto, damos especial valor ao testemunho de vida de cada crente, através de suas atitudes e palavras. O Senhor deseja a participação de todos nesta obra, e não apenas dos líderes. Estimulamos, portanto, o testemunho, a evangelização, o discipulado pessoal, a obra missionária e o serviço cristão aos necessitados.
Cremos também que não estamos sós nessa tarefa e assim cooperamos e vivemos em comunhão com as demais igrejas evangélicas na divulgação do Evangelho de Jesus, pois o Corpo de Cristo não está dividido, mas é um só, com muitos membros.
Options

Somos Práticos

Por crermos que a Bíblia é a Palavra de Deus, cremos que ela pode e deve ser aplicada na vida diária. Por exemplo, os nossos cultos de adoração a Deus, nossa Escola Dominical e outras atividades buscam, através do estudo bíblico, aplicar a Bíblia às situações de vida, no trabalho, na família, nos estudos, no lazer, etc. Através da aplicação da mensagem da Bíblia, outros serão desafiados a obedecer à Palavra de Deus.
Design

Somos Inclusivos

Todos nós somos carentes do amor e do perdão de Deus. Por este motivo não privilegiamos esta ou aquela pessoa, e nem nos fechamos a ninguém. Foi o Senhor Jesus que disse que o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora (Jo 6.37).
Com isto aprendemos que sempre há um lugar para nós ao lado de Cristo. Nossas igrejas estão abertas, pregando e estudando a Palavra de Deus, adorando ao Senhor de nossas vidas, vivendo e compartilhando o seu amor.