SOMOS BÍBLICOS
Nós cremos e aceitamos a Bíblia como Palavra de Deus. Afirmamos que somente a Bíblia pode mostrar a vontade de Deus para a nossa vida e, por isso, é a única regra plenamente válida para a nossa fé e a nossa prática. Consideramos falsa qualquer doutrina ou atitude que possa contrariar o ensino da Bíblia.
Como cristãos bíblicos, reconhecemos como fundamentais os seguintes princípios das Escrituras:
- Há um único Deus, vivo e atuante, que subsiste em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – que são iguais em sua essência, e digno de todo louvor e adoração; Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez-se carne e viveu entre nós, morrendo na cruz por nossos pecados sendo, por isso, salvador de todo aquele confia nele;
- Após ser morto e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos e foi elevado aos céus;
- Jesus Cristo enviou o Espírito Santo para habitar naqueles que lhe pertencem, seu povo escolho, a sua Igreja;
- No fim desta era, que não sabemos quando se dará, Cristo retornará glorioso para levar os que são seus, julgar o mundo e estabelecer o seu Reino eterno.
- Em obediência ao ensino de Cristo através das Escrituras, celebramos os dois sacramentos instituídos por ele: o batismo e a Ceia do Senhor. Cremos que estes sacramentos não têm poder em si mesmos mas que, quando são recebidos pela fé, Deus comunica graça aos que crêem. O batismo é a demonstração visível da aliança feita entre Deus e nós e nossos filhos. Embora haja diversas formas de batismo igualmente válidas, adotamos a aspersão (derramar da água sobre a cabeça) por compreendermos ser a mais próxima da prática bíblica.
Cremos que o que nos purifica de todos os pecados é o sangue de Jesus e não a água. As cerimônias de purificação na Bíblia eram feitas por aspersão (leia Ex 24.8; Ez 36.25; Hb 9.18-20; 1 Pe 1.2). A Ceia do Senhor comemora e relembra a morte de Cristo em favor de nós. Cremos que não há nada de mágico no pão e no vinho, que continuam sendo o que são, mas que Deus nos alimenta espiritualmente quando participamos com fé deste sacramento. A Ceia do Senhor não é exclusivamente dos presbiterianos, mas é aberta a todos os que confessam sua fé em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.